Garantia Oficial de Produtos

A RC4LINE revende aos seus clientes os produtos que adquire ao Produtor ou a outros revendedores. A RC4LINE não fabrica nenhum dos artigos que comercializa.

Os artigos vendidos nas lojas propriedade da RC4LINE estão abrangidos por Garantia Legal durante 3 anos, salvo indicação em contrário. A Garantia Legal é apenas aplicável a consumidores (compras realizadas por pessoas singulares que não se destinem a atividade comercial, artesanal, industrial ou profissional). Não se tratando de um consumidor (isto é, se o cliente for uma empresa ou a compra ocorrer no âmbito da atividade profissional de uma pessoa singular), as situações de defeito reportadas estão sujeitas a uma análise por parte da RC4LINE, podendo ser recusadas.

O consumidor tem direito à conformidade dos bens. Nos casos em que se verifique legítimo, a RC4LINE dispõe-se a: 

  • Reparar o bem danificado, por forma a garantir o seu correto funcionamento e qualidade final;
  • Trocar o bem por outro igual ou, se o cliente concordar, por um semelhante;
  • Reduzir proporcionalmente o preço;
  • Resolver o contrato e reembolsar.

Note-se que apenas nos casos definidos na lei é que o consumidor tem direito à resolução ou redução do preço.

A garantia não cobre danos decorrentes de:

  • Desgaste normal do produto;
  • Uso abusivo, danos intencionais ou negligentes executados pelo cliente;
  • Montagem ou aplicação não executada por profissionais credenciados comprovados (no caso de produtos que impliquem aplicação nas motos, designadamente baterias, embraiagens, proteções para a moto, peças para o motor, pneus, radiadores, motores de arranque entre outros);
  • Impossibilidade de comprovar o defeito indicado pelo cliente;
  • Situações identificadas como tentativa de fraude.

Perante artigos com defeito ou avaria, deve optar por umas das seguintes opções que lhe sugerimos:

  1.  Apresentar o artigo na loja física RC4, acompanhado da respetiva fatura.

  2.  Submeter, devidamente preenchido, o formulário de pedido Garantia Oficial – https://www.rc4.pt/formulario-garantia-oficial/

No primeiro contacto com o consumidor, o serviço de Apoio ao Cliente analisará a descrição do defeito e dará as indicações adequadas a tentar repor a conformidade do produto. Não sendo tal possível, a RC4LINE promoverá a recolha do produto na morada do cliente, salvo acordo particular com este.

Recebido o produto nas nossas instalações, o Apoio ao Cliente irá realizar o diagnóstico do defeito descrito e informará o cliente sobre a decisão de abertura do processo de Garantia. Verificando-se que o cliente tem direito a abrir o processo de Garantia, a RC4LINE promoverá as ações necessárias para reparar, substituir ou reembolsar o cliente no prazo máximo de 30 dias, a contar da denúncia de não conformidade do produto pelos meios acima indicados (em loja ou através do formulário próprio). Quando o Apoio ao Cliente verifica que não é possível recolher o produto na morada do cliente, por facto imputável a este, o prazo de 30 dias apenas tem início na data em que recebermos o produto nas instalações da RC4LINE.

As situações de reembolso serão realizados num prazo de 14 dias após a comunicação do relatório de conclusão da garantia ao cliente. Os reembolsos são realizados sempre por transferência bancária, exceto tratando-se de compras pagas via Paypal, Cartão de Crédito, Pagamento em Prestações seQura e de compras realizadas na loja física. As compras pagas via Paypal, Cartão de Crédito e Pagamento em Prestações seQura são reembolsadas diretamente pela mesma via. As compras realizadas na loja física serão reembolsadas em numerário, salvo acordo com o cliente.

ATENÇÃO: Nas encomendas sujeitas a envio por transportadora, o cliente deve aquando da sua receção verificar a existência de algum dano visível que possa ter sido causado pelo transporte. Caso a encomenda tenha algum dano ou anomalia, o cliente deve:

  • Pedir ao transportador para tomar nota das anomalias, anotando no Auto de Entrega da transportadora, e comunicar-nos no prazo máximo de 24 horas. 
  • Se os danos forem de tal modo evidentes, não deve aceitar a encomenda apresentando como motivo danos/anomalias. Pedimos que nos comunique no prazo máximo de 24 horas, para que possamos iniciar uma nova encomenda para si.

 Após a assinatura da guia de transporte, a RC4LINE não se responsabiliza por qualquer dano físico provocado no transporte.

ATENÇÃO: Para acionar a garantia é indispensável que o cliente:

  •  Conserve a embalagem original do produto e respetivo material de acondicionamento;
  • Nas situações em que a RC4LINE realize a recolha do produto com defeito, é responsabilidade do cliente garantir o correto embalamento, por forma a garantir o completo isolamento do produto e evitar danos no transporte. Recomendamos:
    • Colocar o produto na sua embalagem original e com os elementos de acondicionamento (por exemplo: esponjas, cartões, etc);
    • Colocar a embalagem original dentro de uma segunda caixa/embalagem para realizar o transporte;
    • Garanta que a embalagem que irá enviar está devidamente selada.

O serviço de Apoio ao Cliente irá apoiá-lo em todo o processo. Não hesite em contactar-nos.